Trabalhar em equipe – O desafio possível

Equipe
 
“Trabalhar em equipe pressupõe evolução nas relações interpessoais, crescimento individual, seguir valores compartilhados e convivência para gerar  confiança”

Objetivo geral:

Desenvolver competências  para a criação e manutenção de um ambiente favorável ao  trabalho em equipe.

 

Objetivos específicos:

Ao final do curso, os participantes deverão ter:

  • Identificado a diferença entre grupo e equipe;
  • Entendido os circuitos positivos e negativos da comunicação;
  • Refletido sobre como obter relacionamentos produtivos;
  • Entendido como os reconhecimentos positivos interferem na energia produtiva das equipes;
  • Compreendido os aspectos fundamentais  para a convivência em grupo;
  • Criado um plano de desenvolvimento pessoal.

 

Conteúdo:

  • Diferenças entre grupo e equipe
  • Processo de comunicação: Fluência comportamental
  • Estilos de relacionamento e suas potencialidades
  • Desculpa verdadeira
  • O poder dos reconhecimentos na motivação da equipe
  • Feedback e crescimento pessoal
  • A prática de valores
  • Autopercepção e autodesenvolvimento

 

Metodologia:

  • Exposições dialogadas
  • Dramatizações
  • Vivências
  • Atividades em grupo
  • Exercícios de autopercepção
  • Atividade  de desenvolvimento pessoal

 

Carga horária: 16 horas

Quantidade de participantes: 25

 

Briefing do curso:

        Este curso foi desenvolvido com o objetivo de favorecer a criação de um ambiente favorável ao trabalho em equipe. Os conteúdos e técnicas apresentados foram estruturados para os participantes entenderem como desenvolver e manter este ambiente.

        A estrutura do curso está baseada em três premissas. A primeira delas é o contrato para o trabalho em equipe. Nele são discutidos os papeis, responsabilidades e resultados que a equipe necessita oferecer e os benefícios aos seus integrantes.  A clareza dos objetivos é fundamental para o engajamento do grupo em suas metas.

        A segunda premissa trata sobre a qualidade dos relacionamentos e seus impactos na equipe. Quando são autênticos e genuínos influenciam positivamente o ambiente de trabalho.  Quanto maior a maturidade do grupo em lidar com seus desafios por meio de ações construtivas, maior será qualidade do ambiente de trabalho.   A última premissa está baseada nos valores humanos.  Para que haja trabalho em equipe a confiança deve estar presente e ela só é possível com a prática de valores baseados na ética.

        Espera-se que, ao aplicarem os conteúdos e conceitos aqui apresentados, a  empresa possa aumentar a sua competitividade e consequentemente seus resultados e que o nível de satisfação dos clientes internos e externos aumentem consideravelmente.


Veja o artigo: A confiança  como fator crítico de sucesso para o trabalho em equipe
 

Facilitador

Luiz Tiradentes

Luiz Antonio Tiradentes - Atua no desenvolvimento e aplicação de programas de liderança, desenvolvimento de   equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos. Formado em Administração com especialização em Dinâmica dos Grupos – SBDG, Coaching executivo – ABRACEM e Prática Docente - UNISUL. Membro Certificado em Análise Transacional.

 



 

 Contato:

45 9142 2194

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